O que é o desvio de septo nasal?

Você já parou para analisar a sua respiração? Você respira apenas por uma narina? Isso pode ser um sinal de desvio de septo nasal

O septo desviado ou (desvio de septo nasal) é um quadro clínico onde o septo nasal é curvado ou não está centralizado, fazendo com que uma narina seja menor que a outra. O septo nasal é composto por ossos e cartilagem e se estende do orifício nasal à parte externa do nariz. O desvio de septo pode acontecer devido um defeito de nascença, lesão ou quando uma narina é maior que a outra.

Dessa forma, as pessoas que possuem um desvio de septo nasal devem consultar um otorrinolaringologista, caso esteja atrapalhando o processo respiratório e a qualidade de vida da pessoa, tendo a necessidade de correção cirúrgica do problema.  

A cirurgia para correção do problema é conhecida como septoplastia, feita através de cortes na parte interna do nariz (dentro do nariz), esse procedimento é indicado logo após a adolescência quando os ossos do rosto param de crescer.  

A cirurgia tem a duração de duas horas e é feita por um médico otorrinolaringologista e durante a cirurgia o especialista usa uma câmera para analisar a estrutura óssea do nariz para que o procedimento seja minimamente invasivo.

Principais sintomas

Quando o desvio do septo é pequeno não costuma causar sintomas, mas se o desvio for mais grave o indivíduo pode ter as narinas obstruídas (obstrução nasal) ocasionando a congestão nasal e consequentemente a inflamação dos seios paranasais (sinusites).    Pode ocorrer também as hemorragias nasais, dor na face, nariz entupido, ronco, cansaço excessivo, apneia do sono, dores de cabeça e ruídos ao dormir.

Quando operar o desvio de septo nasal?

O diagnóstico, na maioria das vezes é feito pelo médico otorrinolaringologista, que utiliza instrumentos para abrir as narinas e, assim, conseguir visualizar a parte interna do nariz. O especialista também pode pedir um exame chamado nasofibroscopia, que funciona como uma endoscopia nasal e permite analisar todo o interior da cavidade nasal para verificar a presença de secreções e tumores.  

O pós-operatório é indolor, mas pode haver sangramento nasal nos dois primeiros dias. Apesar de ser uma operação simples, é necessário repouso durante duas semanas, devido à obstrução que ocorre por conta do inchaço e para devida cicatrização do procedimento.   A principal intenção da cirurgia é o alívio dos sintomas do paciente, melhorando significativamente a qualidade de vida da pessoa.   O desvio do septo pode ocorrer em qualquer fase da vida. Para evitar a situação, é necessário estar atento para alguns fatores que podem ocasionar o problem

Otorrinolaringologista em Manaus

Em Manaus, a clínica Otoclin conta com especialistas disponíveis para sua necessidade, além de recursos tecnológicos para o tratamento das complicações. Na maioria dos casos de apneia do sono, o distúrbio pode ser tratado com medidas e tratamento médico aplicado.  Marque sua consulta agora mesmo com um otorrinolaringologista da clínica, somente o médico poderá avaliar o seu caso e encontrar a solução mais eficaz para o problema

Deseja agendar uma consulta?

(92) 3305-7380